Rodas de Cidadania

O “Rodas de Cidadania” é um programa em que são realizadas audiências públicas para divulgar o trabalho da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e ouvir as demandas da população.

O objetivo da audiência pública é explicar, aos presentes, as atribuições do TCE-AM, ouvir a população e o Poder Público locais sobre as demandas existentes e informar sobre os canais de comunicação da Ouvidoria dessa Corte de Contas.

Idealizado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, o Rodas de Cidadania foi originado do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), também criado pelo conselheiro Érico em 2018. A partir de alguns relatos de representantes que participaram do Profac, o Tribunal optou por realizar, em 2019, o Rodas de Cidadania nos municípios amazonenses.

Em 2019, foram realizadas três etapas e contemplou os municípios de Alvarães, Autazes, Benjamin Constant, Careiro, Careiro da Várzea, Humaitá, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.