*Ouvidoria do TCE leva educação cidadã a 58 mil estudantes do Amazonas*

Pelo menos 58 mil alunos, em 67 escolas de Manaus e do interior do Amazonas, receberam educação cidadã e estão aptos a contribuir com as decisões da sua unidade escolar. Eles receberam ações da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) por meio dos projetos ‘Aluno Ouvidor’ e ‘Ouvidoria Estudantil’.

Os dois projetos visam ampliar os braços da corte de contas, despertar o senso de fiscalização dos recursos públicos e levar educação cidadã aos jovens das escolas públicas de todo o Estado. O projeto ‘Aluno Ouvidor’ é direcionado aos alunos do ensino médio e o ‘Ouvidoria Estudantil’ é realizado com estudantes do ensino fundamental.

“Através desses projetos os estudantes passam a entender como funciona a administração pública e tem a possibilidade de apontar problemas e sugerir soluções, porque é o olhar de quem conhece o dia a dia das escolas”, explica o Ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio de Souza.

Ao todo, 58.346 estudantes em 67 escolas de todo o Estado foram alcançados entre o final de 2022 e junho de 2023.

‘Aluno Ouvidor’

Dezenove cidades já receberam ações do Projeto ‘Aluno Ouvidor’, entre elas Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Beruri, Anamã, Rio Preto da Eva, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Parintins e Nhamundá. Mais 16 cidades receberão ações do projeto ainda este ano.

O projeto, iniciado em março de 2023 em Iranduba, é uma iniciativa da Ouvidoria do TCE-AM realizado em parceria com a Secretária Estadual de Educação (Seduc).

O projeto é implantado por meio de grêmios estudantis onde são escolhidos alunos ouvidores que passam a receber demandas e encaminhá-las à administração escolar, à Seduc e à Ouvidoria do TCE, sempre que necessário.

*Ouvidoria Estudantil*

O Projeto Ouvidoria Estudantil alcançou 20.874 em 21 municípios em todo o ano de 2022. Entre as cidades que receberam o projeto estão: São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Itapiranga, Silves e Rio Preto da Eva.

Assim como o ‘Aluno Ouvidor’, o projeto promove a educação cidadã e visa despertar nos estudantes o senso de fiscalização e o zelo uso dos recursos e do patrimônio público.

Facebook
WhatsApp
Print
Rolar para cima