Alunos do projeto Ouvidoria nas Escolas visitam o TCE-AM

Na manhã desta segunda-feira (18), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu os alunos das escolas municipais Abílio Alencar, Antônia Pereira e Dalvina Oliveira, que participarão do projeto Ouvidorias nas Escolas.

O encontro foi realizado na Escola de Contas Públicas (ECP), e teve como objetivo apresentar o Tribunal e o trabalho desempenhado por essa Corte de Contas aos estudantes, além de promover a integração entre os grêmios estudantis e a Ouvidoria.

Alunos da Escola Municipal Dalvina Oliveira fizeram apresentação da música ‘Meu abrigo’ do trio Melim. / Foto: Êmelie Tavares

Com breve explanação do conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, do diretor da Ouvidoria do TCE-AM, Harleson dos Santos Arueira, da secretária municipal de educação, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, a reunião contou, ainda, com a palestra do professor Walter Pinheiro Barbosa Junior, destacando o protagonismo do estudante.

Questionado sobre a importância do projeto, o professor Walter destacou como o Ouvidoria nas Escolas pode ajudar no ato de educar. ” Há uma importância imensa que é este movimento interinstitucional. O ato de educar as pessoas é a construção da noção do público, de que, no nosso país, o público, efetivamente, pertence a todos e que, por isso mesmo, todos devem cuidar com o rigor necessário”.

Professor Walter Pinheiro Barbosa Junior fez palestra sobre “Movimento para uma gestão rigorosa e cuidadosa dos recursos públicos”. / Foto: Êmelie Tavares

O projeto Ouvidoria nas Escolas é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem como objetivo geral capacitar os alunos da rede pública municipal de ensino, fortalecendo o protagonismo estudantil e o controle social.