TCE-AM visita escolas para apresentação do projeto Ouvidoria nas Escolas

Nos últimos dias 4 e 5 de novembro, a equipe da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), visitou duas das três escolas que participarão do projeto Ouvidoria nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Idealizado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, o projeto é dividido em duas categorias, “Aluno Ouvidor” e “Pequeno Ouvidor”, que envolve os alunos do ensino fundamental, e tem como objetivo geral capacitar os alunos da rede pública de ensino, a fim de promover a participação da sociedade, fortalecendo o controle social.

A primeira escola a receber a visita da Ouvidoria foi a Abílio Alencar, localizada na zona rural de Manaus, na última segunda-feira (4). O encontro foi promovido para apresentar o programa aos discentes e docentes.

Objetivos do projeto Ouvidoria nas Escolas são apresentados na escola Abílio Alencar. / Foto: Giovana Airon

O diretor da escola Abílio Alencar ressaltou a importância do projeto para a comunidade escolar. “A participação da escola Abílio, no projeto, é essencial. Porque é uma escola da área rural, e outra, vai aproximar os órgãos públicos da escola e levar os alunos a conhecer esses órgãos, porque isso é importantíssimo para eles”

A partir de 2019, a equipe da Ouvidoria realizará palestras com o intuito de capacitar os alunos para ouvir as demandas das escolas escolhidas. A estudante do 8º ano, Nicolle Evelyn, contou sobre as expectativas para o projeto. “Vai ser bem mais fácil porque a gente já vai ter uma noção de com quem falar para ajudar nas estruturas escolares, nos nossos planos”.

Na tarde de ontem (5), foi a vez da Escola Municipal Antônia Pereira, no bairro Santa Etelvina, conhecer os objetivos do projeto e a equipe da Ouvidoria. Segundo a diretora, Cristiane Marques, o “Ouvidoria nas Escolas” contribuirá com a melhoria da escola. “Através desse projeto, nós vamos ter melhorias, não só na parte da infraestrutura, como, também, na questão do ensino-aprendizagem dos alunos”.

Visita à Escola Municipal Antônia Pereira. / Foto: Êmelie Tavares

A Escola Municipal Dalvina Oliveira, no bairro Tarumã, receberá a visita no dia 14 de novembro. O lançamento oficial do projeto Ouvidoria nas Escolas será realizado, no dia 19 de novembro, no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).