Com debates relacionados à Ouvidoria Contemporânea, o III Simpósio Nacional de Ouvidorias chegou ao fim

Na última sexta-feira, 23, o III Simpósio Nacional de Ouvidorias encerrou-se com mais de 800 pessoas nos dois dias do evento (22 e 23 de agosto), que foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Organizado pelo TCE-AM e por sua Ouvidoria, o evento contou, ainda, com o apoio da Rede de Ouvidorias do Amazonas, do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas, Instituto Rui Barbosa, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Amazonense de Direito Administrativo (Iada) e OMD soluções para ouvidorias.

Com o tema inovação, o painel I abriu os debates sobre Ouvidoria Contemporânea. / Foto: Giovana Airon

 

Segundo a conselheira e presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, a realização do Simpósio é importante, pois “ traz a transparência para mostrar à sociedade que o Tribunal está trabalhando”.

Inovação nas ouvidorias, como essa ferramenta pode melhorar a gestão pública, Compliance, a sensibilização e a humanização que impactam na governança pública foram alguns dos temas abordados durante o simpósio.

O conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, falou sobre o ativismo da Ouvidoria acerca da implementação do controle social. “Não estamos preocupados em só esperar as demandas, se elas não vierem, tem alguma coisa errada.  Temos adotado alguns programas que têm como pretensão fomentar essa cultura da participação do cidadão e da sociedade, como todo, nessa atividade de controle”.

Participantes do simpósio realizam pesquisa de satisfação. / Foto: Giovana Airon

 

Para o participante do evento, Lourival Aleixo dos Reis, o simpósio o ajudou em sua vida profissional. “Eu nunca tinha participado de um evento com tamanha qualidade e tamanho conhecimento. Aprendi muita coisa. Inclusive, Compliance, que eu tinha pouco conhecimento, isso abriu minhas ideias. Eu fiquei muito feliz por ter participado e ter garantido conhecimento”.

O simpósio contou com as presenças do ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias; o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior; o juiz federal, Márcio André Lopes Cavalcante; o consultor de Governança e Compliance, Daniel Perrelli Lança e o Dr. Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, entre outros representantes do cenário jurídico do país.

Durante o evento, oficinas técnicas sobre sistema e-OUV/e-SIC, Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados, Lei de Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos, ética e assédio foram disponibilizadas ao público.

A cantora Ketlen Nascimento encerrou a terceira edição do Simpósio Nacional de Ouvidorias. / Foto: Giovana Airon

 

A cantora amazonense Ketlen Nascimento subiu ao palco para encerrar a programação do III Simpósio Nacional de Ouvidorias, com dois sucessos regionais, inclusive, a música ‘Amazônia’.

               

Texto: Giovana Airon

Facebook
WhatsApp
Print
Rolar para cima