Rodas de Cidadania em Manacapuru conta com a presença de conselheiro do TCE-AM

Na manhã de ontem (26), o conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Xavier Desterro e Silva, esteve em Manacapuru para participar do programa Rodas de Cidadania. A Audiência Pública foi realizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Foto: Câmara Municipal de Manacapuru

A segunda edição do evento veio complementar assuntos que foram tratados no evento anterior, tais como a transparência, o acesso à informação, os recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a merenda escolar, e debatidos constantemente entre os presentes na audiência.

O diretor da Ouvidoria geral do TCE-AM e mediador da Audiência Pública, Harleson Arueira, ressaltou a importância da participação do conselheiro Érico Desterro. “A participação do conselheiro é, exatamente, a existência de um membro do Tribunal Pleno, isto é, um conselheiro julgador – aquele que emite voto no julgamento das contas do Município, ainda que não seja o relator –, esse conselheiro está presente para verificar,  in loco, as demandas do município.

Foto: Câmara Municipal de Manacapuru

Idealizador do programa, o conselheiro Érico Desterro, falou sobre a experiência de participar do Rodas de Cidadania e ouvir, de perto, as demandas vindas da sociedade. “Poder perceber uma ouvidoria ativa, aquela ouvidoria que não espera ser provocada, mas busca ir aos lugares e às pessoas que não têm acesso à internet, não tem acesso à informação. Conscientizá-las e dizer que o TCE está disposto a ouvir e buscar soluções resolutivas junto ao Poder Público.”, destacou o conselheiro.

Presidente Figueiredo será o próximo município a receber o evento, que será realizado no dia 4 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), às 9h.