Itacoatiara é o terceiro município a receber o programa Rodas de Cidadania

Na última terça-feira (9), o programa Rodas de Cidadania chegou à Itacoatiara. Primeiramente, a equipe da Ouvidoria agradece, em nome da conselheira presidente, Yara Lins dos Santos e do conselheiro ouvidor, Érico Desterro, a todos que estiveram presentes, na Câmara Municipal, objetivando dialogar sobre demandas exclusivamente sociais, procurando, satisfatoriamente solucionar e melhorar os serviços prestados às demandas apresentadas.

A audiência pública contou com a participação de um pouco mais de 100 pessoas, contando com a presença de representantes da prefeitura municipal, do parlamento do município, além dos representantes dos conselhos de educação; de saúde e de assistência social de Itacoatiara e dos cidadãos do município.

Durante o debate, foram abordos assuntos relacionados ao tema ‘Transparência Pública e Acesso à Informação’, tendo sido mediado pelo servidor Francisco Neto (representante da ouvidoria do TCE-AM), e pelo procurador de contas junto ao tribunal, Ruy Marcelo, contando, ainda, com a participação da procuradora do município de Itacoatiara, Nazira Marques de Oliveira (representando o prefeito); do presidente da câmara, vereador Aluísio Isper Netto; e do controlador geral do município, Dr. Emanuel Altamor Viana de Souza.

Ao final, como sempre é proposto pela ouvidoria, foi assinada uma carta compromisso (abaixo), onde ficou estabelecido que todos ali presentes se comprometeriam, dentre outras ações, a aprimorar os portais da transparência e o acesso à informação ao cidadão, sobretudo quanto à sua disponibilização em tempo real e de forma detalhada.

O Tribunal de Contas e a Ouvidoria saem engrandecidos e honrados com mais uma realização do Rodas de Cidadania em Itacoatiara, pensando sempre no fortalecimento do controle, quer seja externo, quer seja social, mas sempre procurando atingir: os anseios dos cidadãos e o interesse público.

A cidade de Manacapuru é a próxima a ser contemplada com o Rodas de Cidadania. O evento será nessa sexta (12), de 9h às 12h, na Escola Estadual José Seffair.

Carta de compromisso