A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) realizará em seis municípios amazonenses, nas próximas semanas, o Programa Rodas de Cidadania, com o tema: Transparência Pública e Acesso à Informação.
O programa teve início em 2018 na sede do TCE-AM. A partir de alguns relatos de representantes que participaram do programa, no ano passado, o Tribunal optou por realizar, em 2019, o Rodas de Cidadania nos municípios do Amazonas.
O conselheiro ouvidor e criador do Programa Rodas de Cidadania, Érico Desterro e Silva, ressalta que “O Tribunal de Contas estará lá (nos municípios), para fortalecer o controle social. Promover, junto ao poder público local, que eles ampliem ou até criem uma estrutura de ouvidoria para que o cidadão possa chegar lá e ser atendido, e conseguir fazer denúncias, reclamações e, até mesmo, sugestões e elogios para que a gestão pública melhore”.
O objetivo de levar o Rodas de Cidadania aos municípios é que a administração pública consiga atingir o interesse público e o cidadão consiga ser ouvido. Segundo Harleson Arueira, diretor da Ouvidoria e mediador do programa “no interior, o índice de transparência, na gestão pública e de canais de comunicação e ouvidoria, eles são bem baixos. O nosso objetivo com o Rodas de Cidadania é, exatamente, alcançar os cidadãos dos munícipios do interior, para que eles possam desempenhar, uma maior eficácia nesse controle social.
O município de Parintins será o primeiro a receber o programa. O evento será no Auditório do Colégio Batista, nesta terça (02), das 9h às 12h. Os próximos municípios serão, respectivamente, Benjamin Constant (05/04); Itacoatiara (09/04); Manacapuru (12/04); Careiro (16/04) e Presidente Figueiredo (17/04).
Texto: Giovana Airon