Ouvidoria do TCE-AM anuncia volta do programa Rodas de Cidadania

A partir da próxima sexta-feira, 25 de junho, às 10h (horário Manaus), o programa Rodas de Cidadania estará de volta ao calendário de atividades da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A primeira audiência pública, agora de forma virtual, será por meio da plataforma Google Meet. Para participar, o cidadão precisa acessar o link https://meet.google.com/wwa-jixy-swu.

Devido à pandemia da Covid-19, o programa esteve parado em 2020. Após planejamento, a volta do “Rodas de Cidadania” foi decidida para o mês de junho, e terá, nesse primeiro momento, temas ligados à pandemia, saúde e vacinação. O primeiro encontro é aguardado com muitas expectativas, como destaca o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro.

“Estamos com grandes expectativas para reunir o poder público e o controle social para essa audiência e, ali, encontrarmos soluções para a nossa sociedade. O controle social é a participação popular, não existe controle social sem a participação popular. Nós buscamos, com o programa Rodas de Cidadania e outras ações, impulsionar essa participação para que o cidadão possa, de uma forma efetiva, exercer o seu controle das ações governamentais”, disse o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro.

O objetivo do programa é explicar, aos presentes na audiência pública, as atribuições do TCE-AM, ouvir a população e o Poder Público locais sobre as demandas existentes e informar sobre os canais de comunicação da Ouvidoria da Corte de Contas amazonense.

“A intenção é reunir a sociedade civil organizada, os conselhos de políticas públicas, os controladores sociais, além dos líderes comunitários, para ouvi-los e encontrar as possíveis soluções para os problemas expostos”, destacou o diretor da Ouvidoria do TCE-AM, Harleson Arueira.

Sobre o programa

Idealizado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, o Rodas de Cidadania foi originado do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), também criado pelo conselheiro Érico em 2015. A partir de alguns relatos de representantes que participaram do Profac, o Tribunal optou por realizar, em 2019, o Rodas de Cidadania nos municípios amazonenses.

Em 2019, foram realizadas três etapas e contemplou os municípios de Alvarães, Autazes, Benjamin Constant, Careiro, Careiro da Várzea, Humaitá, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaus, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.

O edital da Audiência Pública está na página 53, da Edição nº 2560, de 23 de junho de 2021, do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM.

Texto: Giovana Airon

Nosso feed no Instagram